Como viajar para Bonito

mapa-do-brasilO município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, atrai milhares de visitantes todos os anos por conta da forte presença do ecoturismo na região. Em Bonito é possível ver paisagens únicas e deslumbrantes, flutuar em águas cristalinas, mergulhar num lago com mais de 220 m de profundidade e visitar diversas grutas e cavernas.

Porém, como chegar a esse lugar que é pertinho do Paraguai?

Carro

Você pode ir de carro a partir da sua cidade ou de Campo Grande, neste caso é só alugar um veículo no aeroporto da capital do Mato Grosso do Sul.

Campo Grande – Bonito: 300km

São Paulo – Bonito: 1.170 km

Rio de Janeiro – Bonito: 1.599 km

Avião

Para ir de avião há duas opções mais recorrentes. A primeira é ir até o Aeroporto Internacional de Campo Grande e lá alugar um carro ou optar por um ônibus ou van. A segunda é ir direto para Bonito pela Azul, que faz voos de domingos e quartas para o Aeroporto Regional de Bonito partindo de Viracopos, em Campinas.

Também há voos fretados pela CVC para o Aeroporto Regional de Bonito.

Bonito

Ônibus

Há ônibus que saem de Campo Grande com destino a Bonito, porém o tempo de viagem é muito longo (pode levar 5 horas). Uma das empresas que operam esse serviço é a Cruzeiro do Sul.

Van ou transfer

Você pode pagar pelo serviço de Van Compartilhada de empresas que buscam você no aeroporto de Campo Grande ou contratar o serviço de transfer diretamente de alguma agência turística de Bonito.

Voo com a Azul a partir do aeroporto de Viracopos

Ida

Nós optamos por ir direto para Bonito com a Azul. A viagem começou às 4h30 da manhã, quando saímos de casa com destino ao terminal Barra Funda (SP) para pegar o ônibus da Azul até Viracopos. O voo sairia 9h50/10h00.

A azul oferece ônibus gratuitos que saem de vários pontos de São Paulo com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas). Fique atento ao horário do seu voo e aos horários dos ônibus no local que você pode pegá-los, pois caso você chegue ao terminal e o ônibus já esteja cheio, tem que esperar pelo próximo, que sai duas horas depois – não há como reservar lugar.

Saiba mais sobre esse serviço da Azul aqui.

Nós nos programamos para pegar o primeiro ônibus do dia, que saia às 5h30, com previsão de chegada em Viracopos às 7h00. O terminal Barra Funda é mal sinalizado e não há muitos funcionários dispostos a ajudar (principalmente às 5h00 da manhã). No site da Azul estava marcado que o ônibus sairia da plataforma 6 ou 8. Lá descobrimos que sairia da 8, pois era a única que tinha gente (dois idosos). O ônibus chegou às 5h20 – a fila já estava bem maior. Quando ele parou e abriu o porta-malas virou um tumulto, todo mundo saiu da fila e passou a competir “quem coloca a mala primeiro dentro do ônibus”. Para embarcar é necessário mostrar algum comprovante de viagem com a Azul (mostramos os tickets adquiridos através do check-in online). O veículo era bastante confortável: climatizado, poltronas reclináveis e espaçosas, além de uma rede Wi-fi gratuita (muito boa por sinal).

Chegamos em Viracopos antes do previsto: às 6h40, o que foi bom, pois o balcão da Azul estava bem cheio. O check-in fica no lado oposto ao do terminal de ônibus. O aeroporto é pequeno, porém é bem equipado. Há diversas cafeterias e restaurantes, além de algumas lojas. A rede Wi-fi de Viracopos é gratuita e fácil de conectar, ela funcionou muito bem durante todo o tempo que fiquei por lá.

A sala de embarque é espaçosa e conta com uma área de sofás e poltronas na parte superior. Também há várias daquelas cadeiras de massagem, além de lojas e cafés. A Azul chamou os passageiros para o embarque pontualmente e o processo foi bem rápido. Nós pegamos um ônibus, que comportou todos os passageiros, até o avião.

Bonito
Balinhas Fini oferecidas durante o voo

Voamos num ATR 72 500/600, uma aeronave de hélice que alcança 1650 km e cuja velocidade de cruzeiro é 511 km/h. Pelo fato dele voar mais baixo, há mais turbulência. Apesar de o avião comportar 70 passageiros, havia bem menos gente a bordo. O voo durou 2h40. A aeronave era confortável e limpa. Serviram bebidas, salgadinhos, cookies e balinhas durante a viagem, sem custo adicional.

O único problema do voo: o avião arremeteu, ou seja, quando estava pousando teve de subir de novo. Isso assustou um pouco, mas de resto o voo foi bom e o pessoal da Azul foi simpático e prestativo.

O Aeroporto Regional de Bonito é bem pequeno. Do avião a gente já vai para a “sala de desembarque”, onde pegamos as nossas bagagens. A parte de pegar a mala foi uma zona. Os funcionários colocam as malas num buraco na parede, entre a área externa e interna, e ai as pessoas iam se sobrepondo umas nas outras para pegar. Depois desse momento tumultuado, demos mais uns passos e já estávamos ao lado de fora. Ali havia uns três ou quatro taxis – em geral eles cobram R$60,00/ 70,00 para levar até a hospedagem.

Bonito

Bonito

Bonito

Volta

A volta foi bem mais cansativa do que a ida. O voo da Azul, aos domingos, saia 12h15.

Às 11h30 já estávamos no aeroporto. Despachar as malas foi bem simples e rápido. Há uma lojinha e uma pequena lanchonete no aeroporto, porém, como é de se esperar, as coisas são carinhas.

O voo durou 2 horas e também foi num ATR 72 500/600. Durante a viagem, serviram as mesmas comidinhas e bebidas do voo de ida. A volta teve menos turbulência e os funcionários também foram simpáticos e prestativos.

Bonito

Bonito
Atravessando o rio Paranapanema

Chegando em Viracopos, mais ou menos 15h20, nós pegamos um ônibus até o desembarque. Diferentemente do esquema que é feito para pegar ônibus da Azul de São Paulo até Viracopos, o trajeto inverso requer uma espécie de reserva. Na porta de saída do desembarque, ao lado das esteiras, há um guichê da Azul onde você escolhe qual ônibus você quer pegar e eles fornecem uma senha, para isso é necessário mostrar a passagem.

O nosso ônibus demoraria um tempinho para sair, então ficamos em uma cafeteria do aeroporto. Mais uma vez o Wi-fi estava bom, porém um pouquinho lento – Viracopos estava bem cheio.

Pegamos o ônibus às 17h45 com destino a Barra Funda. Por ser fim de feriado e pelo horário, levamos umas 3 horas para chegar – foi muito cansativo.  Na hora de entrar no veículo é necessário entregar a senha ao funcionário que fica em frente ao ônibus. Os lugares não são demarcados, então, se você estiver em família e vocês querem sentar juntos, sugiro que vá até o terminal uns 20/30 minutos antes, pois as pessoas vão ocupando os assentos de forma aleatória e pode acontecer de não ter lugares lada a lado.

Bonito

Caso, por alguma razão, você não consiga pegar a senha, vale a pena ir para o terminal e ficar numa outra fila para tentar entrar no ônibus, visto que se sobrar espaço eles encaixam quem não tem senha.

Não deixe de visitar o Portal Bonito para mais informações a respeito de como chegar na cidade. Além disso, vale acessar o portal para saber mais sobre a cidade antes de visitá-la.

Atualizado em: 6 de agosto de 2018 às 11h12.

Anúncios

Um comentário sobre “Como viajar para Bonito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s