Os principais parques de Orlando: guia básico de sobrevivência

A primeira vez que fui para Orlando, em 2012, fiquei um pouco perdida. Como funcionava? Qual era o “esquema” dos parques? Estavam todos juntos no meio da cidade? Os quatro parques da Disney eram uma coisa só? E o parque do Harry Potter? Enfim, não sabia o que era a Disney ou Universal.

Inspirada nessas questões, criei este resumo dos principais parques de Orlando. Assim, espero que este pequeno guia ajude quem está indo pela primeira vez e acrescente algo para quem já foi!

Veja também os filmes da Disney, Pixar e Universal que podem inspirar a sua viagem!

Walt Disney World

Diferentemente do que muitos pensam, o Walt Disney World, fundado em 1971 por Walt Disney e seu irmão, Roy, não é um único parque com o castelo da Cinderela no centro. É, na verdade, um complexo enorme, que abriga quatro parques temáticos, dois parques aquáticos, mais de 30 hotéis/resorts, dois locais voltados para compras e entretenimento e uma área dedicada aos esportes. Pois é, a Disney surpreende em todos os sentidos!

IMG_0714

É a terra da magia, a terra do Mickey Mouse, onde a diversão e o encanto atingem as crianças e os adultos (que voltam a ser crianças). As atrações da Disney são tranquilas e muitas não chegam a dar um frio na barriga, mas mesmo assim são imperdíveis, até porque não tem nada melhor do que encontrar personagens e reviver as histórias emocionantes que só a Disney consegue fazer.

Parques: Magic Kingdom, Hollywood Studios, Animal Kingdom e Epcot

Parques Aquáticos: Blizzard Beach e Typhoon Lagoon

Restaurantes, compras e shows: Disney´s Board Walk e Disney Springs (antiga Downtown Disney)

Esportes: ESPN Wide World of Sports

Endereço: Lake Buena Vista, FL 32830, United States

Site

Mapa do complexo

Magic Kingdom


IMG_4832Esse é o parque mais famoso da Disney. E estar por lá é não ter nenhuma dúvida de que você está no meio da famigerada “magia Disney”. O Magic Kingdom abriga o símbolo mais famoso do território do ratinho: o Castelo da Cinderela.

Em relação às atrações: os brinquedos não são dos mais radicais. Aliás, são, em sua maioria, voltados para o público infantil – muitas das atrações são totalmente visuais e recriam o mundo dos desenhos animados. Mas mesmo que você busque por mais aventura, não deixe de visitar o Magic Kingdom – a magia é contagiante, o parque é lindo e poder ver terras imaginárias e personagens que fizeram parte de sua infância, não tem preço!

Durante o dia ocorrem paradas e performances de personagens nas diferentes regiões dos parques – você pode conferir os horários e locais através do Times Guide (eles ficam ao lado dos mapas, logo na entrada, e indicam toda a agenda do parque para aquele dia).

À noite, ocorre o Happily Ever Afterum lindo show de fogos com duração aproximada de 18 minutos. Depois, o Once Upon A Time faz com que o Castelo da Cinderela ganhe vida durante 14 minutos. Não existem palavras para descrever o quão emocionante e lindos são os espetáculos, que mesclam fogos de artifício, música e jogos de luz no castelo. 

Os horários de shows e paradas podem variar conforme a época do ano.

Processed with VSCO with f2 preset

Áreas do parque: Main Street USA, Adventureland, Frontierland, Liberty Square, Fantasyland e Tomorrowland

Site

Algumas atrações:  

  • Walt Disney World Railroad
  • Pirates of the Caribbean
  • Splash Mountain
  • Big Thunder Mountain
  • Haunted Mansion
  • Peter Pan´s Flight
  • Under the Sea – Journey of The Little Mermaid
  • Seven Dwarfs Mine Train
  • Space Mountain

Hollywood Studios

Antes chamado de MGM Studios, o parque é o menor do complexo e também o mais voltado para adultos. Nele, o ambiente do cinema hollywoodiano é recriado.  

Hollywood Studios
2001 – 2015

É nesse parque que estão duas das atrações mais famosas da Disney: a montanha-russa Aerosmith e a Tower of Terror. Em suma, o Hollywood oferece atrações agitadas, passeios divertidos e shows. E, de quebra, desmistifica os efeitos por trás dos filmes com o show Indiana Jones Epic Stunt SpectacularHá também paradas e performances ao longo do dia, basta conferir o Times Guide na entrada do complexo.

O Hollywood Studios está cada vez mais renovado e hoje conta com uma área todinha voltada para Toy Story, a Toy Story Land. além disso, promete para 2019 a Star Wars: Galaxy’s Edge, uma área exclusiva da franquia – para aquecer, confira atrações e desfiles exclusivos de Star Wars em atividade no Hollywood Studios.

Fantasmic é o grande espetáculo do parque. O show de 30 minutos ocorre diariamente em uma arena com barcos, fogo, luzes e lindos efeitos, que se misturam para narrar a confusão entre os vilões da Disney e o Mickey. O Disney Movie Magic também costuma ocorrer todos os dias e homenageia o cinema com lindas projeções na fachada do Grauman’s Chinese Theatre.

Os horários de shows e paradas podem variar conforme a época do ano.

IMG_0635

Áreas do parque: Hollywood Boulevard, Echo Lake, Grand Avenue, Commissary Lane, Toy Story Land, Animation Courtyard e Sunset Boulevard

Site

Algumas atrações:

  • Star Tours – The Adventures Continue
  • Toy Story Mania!
  • Alien Swirling Saucers
  • Slinky Dog Dash
  • Rock´n´Roller Coaster Starring Aerosmith
  • The Twilight Zone Tower of Terror

Shows:

  • For the First Time in Forever: A Frozen Sing-Along Celebration
  • Voyage of The Little Mermaid
  • Beauty and the Beast – Live on Stage
  • Muppet Vision 3D
  • Jedi Training: Trials of the Temple

Infelizmente, em 2014 foi anunciado que o icônico chapéu, construído para celebrar os 100 anos de Walt Disney, seria desmontado. E assim foi feito em janeiro de 2015. Hoje, o lugar do icônico chapéu de feiticeiro do Mickey (Fantasia, 1940) é conhecido como Center Stage.

Animal Kingdom

animal-kingdomEsse é o parque mais novo da Disney, inaugurado em 1998. Ele é totalmente dedicado ao mundo dos animais e à natureza. É nele que você verá a Árvore da Vida (The Tree of Life), onde estão esculpidos 325 animais.

O Animal Kingdom mescla zoológico com parque de diversão de uma forma ótima. Apesar de já ter sido mais calmo, é perfeito para ser visitado sem pressa – e dar uma pausa na correia dos parques. Atualmente, o AK fecha às 22h, assim como os outros parques da Disney.

Para ficar por dentro de tudo que rola no parque: Times Guide Animal Guide, ambos na entrada. O AG é ótimo se você pretende conhecer todos os animais que estão por lá, ele indica quais espécies você verá em cada região e em cada recinto.

Inaugurada em 2017, a Pandora – the world of Avatar é a grande responsável por movimentar o Animal Kingdom. Com cenários grandiosos, atrações maravilhosas e jogos de luz, Pandora deixa qualquer um de queixo caído ao possibilitar voos em banshees e passeios por um rio Na’vi.

IMG_4187

Além do mais, o Mo’ara Valley é ótimo para relaxar e observar as peculiaridades de Pandora. Por lá, também é possível experimentar a exótica culinária Na’vi nos restaurantes Pongu Pongu e Satu’li Canteen.

Atualmente, o Animal Kingdom oferece dois shows: Rivers of Light e Tree of Life Awakenings. O primeiro é um show de 15 minutos no Discovery River que combina performances, luzes e água com cenas do DisneyNature. Já o segundo, ocorre na Árvore da Vida a cada 10 minutos e vai do anoitecer até o fechamento do parque – o show consiste em luzes que, pouco a pouco, dão vida aos animais esculpidos na árvore. 

Os horários de shows e paradas podem variar conforme a época do ano.

Áreas do parque: Oasis, Discovery Island, Africa, Asia, Rafiki´s Planet Watch, Pandora e Dinoland USA

Site

Shows:

  • It´s Tough to be a Bug!
  • Festival of The Lion King
  • Finding Nemo – The Musical
  • UP! A Great Bird Adventure

Algumas atrações:

  • Kali River Rapids
  • Expedition Everest – Legend of the Forbidden Mountain
  • Primeval Whirl
  • Dinosaur
  • Avatar Flight of Passage
  • Na’vi River Journey 

Epcot

O cartão-postal? A Spaceship Earth com seus 7,3 milhões de quilos e 51 IMG_1129metros de altura.
Ela fica bem na entrada do parque e, claro, encanta a todos os visitantes. O Epcot é dedicado ao passado, presente e futuro do planeta Terra e alguns de seus países.

Aliás, esse parque deixa o visitante com a sensação de ter conhecido o mundo, principalmente em termos de cultura e gastronomia, em apenas um dia! As áreas de países oferecem comida, música, shows, estrutura e souvenires típicos de cada região – alguns também oferecem atrações. Nos demais locais do parque há brinquedos e ambientes futuristas, além de atrações que visam educar a população sobre o meio ambiente.

Assim como os outros três parques, o Epcot oferece shows ao longo do dia, sem contar com performances exclusivas de cada país. Tudo isso pode ser conferido no Times Guide, localizado na entrada do parque.

Durante a noite, o IllumiNations: Reflections of Earth toma espaço no lago. Dificilmente você não vai se encantar ao ver o quão lindo o Planeta Terra é. Em 12 minutos o visitante é embalado por fogos, cores, luzes e música. Vale apontar que a visão é boa de qualquer lugar em volta do lago, mas não fique muito longe da grade.

Os horários de shows e paradas podem variar conforme a época do ano.

2017-12-20 13:41:27.896
China

Áreas do parque: Future World (Leste e Oeste) e World Showcase

Países: México, Noruega, China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão, Marrocos, França, Reino Unido e Canada

Site

Algumas atrações:

  • Spaceship Earth
  • Mission: Space 
  • Test Track
  • The Seas with Nemo & Friends
  • Soarin
  • Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros
  • Frozen Ever After 

Universal Orlando

O complexo da Universal, inaugurado em 1990, mostra, sem sombra de dúvida, que a cidade de Orlando não é feita só de Mickey Mouse.  A área, com mais de 400 acres, abriga dois parques (Universal Studios e Islands of Adventure), a CityWalk (centro de lojas, restaurantes e cinema) e três hotéis temáticos. É lá que está o maior lançamento de Orlando dos últimos tempos: The Wizarding World of Harry Potter – dividido em Hogsmeade ( Islands of Adventure) e Diagon Alley ( Universal Studios). Pois é, o parque do Harry Potter é, na verdade, áreas dos parques da Universal.

Harry Potter
Diagon Alley

O mais legal da Universal é que para ir de um parque para outro você pode caminhar por fora ou pegar o Expresso de Hogwarts em Hogsmeade (Islands) ou na estação King´s Cross (Universal Studios).

As atrações oferecidas pelos parques da Universal são mais radicais e não muito infantis – lá você vai encontrar uma maior quantidade de brinquedos de dar frio na barriga. Sem contar que ambos os parques são menores que os da Disney e, na minha opinião, mais divertidos.

A Universal também administra o parque aquático Volcano Bay e não mais o famoso Wet’n Wild, fechado em 2016.

Parques: Universal Studios Islands of Adventure

Parques Aquáticos: Volcano Bay

Restaurantes, compras e shows: CityWalk

Endereço: 6000 Universal Boulevard, Orlando, FL 32819, United States

Site

Mapa do complexo 

Universal Studios

Harry Potter
Diagon Alley

Esse foi o primeiro parque temático da Universal em Orlando. A área é totalmente voltada para o mundo dos filmes e brinca tanto com os bastidores quanto com a magia dentro dos longas.  É aí que está a área dedicada aos Simpsons e o famoso dragão que cospe fogo de Gringotts (Diagon Alley).

O Universal Studios mantem seu visitante entretido durante o dia todo com paradas e performances nas áreas do parque. Todos os horários podem ser conferidos no mapa do parque (disponível na entrada).

IMG_8949

Áreas do parque:  Production Central, New York, San Francisco, The Wizarding World of Harry Potter ( Diagon Alley), World Expo, Springfield: Home of the Simpsons, Woody Woodpecker´s Kidzone e Hollywood

Site

Algumas atrações:

  • Despicable Me Minion Mayhem
  • Sherek 4D
  • Hollywood Rip Ride Rockit
  • TRANSFORMERSTM: The Ride-3D
  • Revenge of the Mummy
  • Hogwarts Express – King´s Cross Station
  • Harry Potter and the Escape from Gringotts
  • Men in Black – Alien Attack
  • The Simpsons Ride
  • E.T Adventure

Islands of Adventure

IMG_9036
Hogsmeade – castelo de Hogwarts

Entrar no Islands é como entrar em um mundo totalmente imaginário. É lá que está o castelo de Hogwarts e a vila de bruxos Hogsmeade. O mais legal de tudo é que o parque vai muito além do mundo de Harry Potter. O Islands of Adventures tem muito a oferecer, como a área da Marvel, onde você pode encontrar todos aqueles super-heróis, e a do Jurassic Park, que é bem realista ao recriar os ambientes do filme.

O Islands não possui paradas. Apesar de vez ou outra rolar alguma performance de personagens em certa região – o horário e local pode ser conferido no mapa (disponível na entrada).

Nos últimos tempos, o castelo de Hogwarts passou a ser palco de um lindo show de luzes que celebra as quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria (Sonserina, Grifinória, Corvinal e Lufa-lufa). The Nighttime Lights at Hogwarts Castle está programado para acontecer praticamente todos os dias a partir do pôr do sol.

IMG_9276
The Incredible Hulk Coaster

Áreas do parque: Marvel Super Hero Island, Toon Lagoon, Skull Island: Reign of Kong, Jurassic Park, The Wizarding World of Harry Potter (Hogsmeade),  The Lost Continent e Seuss Landing

Site

Algumas atrações:

  • The Incredible Hulk Coaster
  • The Amazing Adventures of Spider- Man
  • Skull Island: Reign of Kong
  • Dudley Do-Right´s Ripsaw Falls
  • Jurassic Park River Adventure
  • Harry Potter and The Forbidden Journey
  • Hogwarts Express – Hogsmeade Station
  • The High in the Sky Seuss Trolley Train Ride

SeaWorld Parks&Entertainment

O grupo SeaWorld administra quatro parques de diversão voltados para o mundo animal: SeaWorld, Discovery Cove, Aquatica e Busch Gardens. Diferentemente dos parques da Disney ou Universal, eles não estão na mesma área, sendo um deles, Busch Gardens, localizado na cidade vizinha de Tampa.

IMG_7092

  • O Aquatica foi inaugurado em 2008 e é um parque aquático moderno e ideal para os dias de calor.
  • Já o Discovery Cove oferece a experiência de nadar com golfinhos e arraias. O parque é extremamente tranquilo, uma vez que o número de visitantes é controlado; por isso, o pacote para o Discovery Cove deve ser fechado com antecedência. 

Site

SeaWorld

seaworld.jpg

Inaugurado em 1973, o SeaWorld é o parque mais visitado e famoso do grupo. A fama ao longo dos anos se deve especialmente ao show One Ocean e a baleia Shamu.

O que não falta no parque são recintos de animais marinhos para o visitante conhecer. Mas, o SeaWorld não deixa nada a desejar no quesito atrações – montanhas-russas garantem diversão.

O complexo oferece shows ao longo do dia, como o One Ocean,  Dolphin Days e o Ocean Discovery – os horários podem ser checados no mapa, disponível na entrada do parque. 

IMG_0856

Áreas do parque: Porty of Entry, Sea of Shallows, Sea of Legends, Sea of Ice, Sea of Delight, Sea of Mistery, Sea of Fun e Sea of Power

Algumas atrações:

  • Manta
  • Mako
  • Kraken
  • Antartica: Empire of the Penguin
  • Infinity Falls

Desde 2013, com a estreia do documentário Blackfish, o número de visitantes do SeaWorld caiu consideravelmente. O filme, que retrata a vida de baleias orcas em parques de diversão, trouxe à tona a polêmica  dos animais que vivem em cativeiro. Com isso, nos últimos tempos, o SeaWorld tem se adaptado de forma que sua imagem não fique exclusivamente vinculada ao “show da Shamu”. Saiba mais sobre o Blackfish aqui.

Mapa do complexo

Site

Endereço: 7007 Sea World Drive, Orlando, FL 32821, United States

Busch Gardens

Esse parque abriga nada mais nada menos que algumas das melhores montanhas-russas do mundo! E vá em todas para não se arrepender depois (a não ser que você morra de medo, mas aí já é outra história).

ImageResizer.ashx
Kumba (via Busch Gardens)

O Busch Gardens foi inaugurado em 1959 e conquistou os amantes de brinquedos radicais pelo globo. Ele é o único parque do grupo SeaWorld que fica em Tampa Bay, mais ou menos 1h30 de carro da cidade de Orlando.

Áreas do parque: Celebration Village, Three Kings Oasis, Jungle Jubilee, North Pole, Celestial Crossings, Congo, Mistletoe Memories, Miracle Way, Bird Gardens e Ice Wonderway

IMG_7746

Algumas atrações:

  • Montu
  • Cheetah Hunt
  • Cobra’s Curse
  • Scorpion
  • Kumba
  • Sheikra
  • Falcon’s Fury

Mapa do complexo

Site

Endereço: 10165 North Malcolm McKinley Drive, Tampa, FL 33612, United States

Dicas úteis para aproveitar os parques de Orlando

f3c5f27d-dd20-4009-8a2a-1c58944b1407
Animal Kingdom – Expedition Everest ao fundo
  • Não leve muito peso – mochilas ou bolsas pesadas podem atrapalhar o seu passeio. Além de dificultarem a acomodação em certos brinquedos, elas deixam você mais cansado.
  • Não faça mais de um parque por dia – por mais incríveis que sejam os parques, eles são cansativos. Então, para aproveitar tudo o que eles oferecem, reserve um dia inteiro para cada um. Indo em dois parques no mesmo dia você não aproveita nem um, nem outro.
  • Não vá tarde aos parques se quer aproveitar – para poder curtir sem estresse, não chegue muito tarde. Quanto mais cedo você estiver lá, mais você aproveita – além disso, as filas são mais tranquilas logo depois que o parque abre. Sem contar que se você não pretende ficar até tarde da noite para assistir aos shows, você sai mais cedo e se dedica a conhecer a cidade ou fazer compras.
  • Não vá aos parques nos finais de semana – evite, principalmente, os da Disney vulgo Magic Kingdom. Isso porque nos fins de semana os estadunidenses costumam ir, fazendo com que o parque fique mais cheio.
  • Atente aos feriados dos EUA – quando programar sua viagem não se esqueça de checar se as suas datas não coincidem com algum feriado do país, pois, assim como no tópico de cima, mais habitantes dos EUA vão e o parque fica mais cheio.
  • Filas – o pior mês para visitar os parques é Julho, por conta das férias mundiais. As vésperas de Natal e Ano Novo também fazem com que os parques lotem, então evite, pois nessas épocas as filas costumam ficar bem grandes – fui duas vezes à Orlando no inicio do mês de Dezembro e os parques estavam calmos; mas também já estive por lá uma semana antes do Natal e a diferença foi gritante: parques lotados.
  • Aplicativos – durante uma viagem à Orlando, super vale a pena desfrutar dos apps. A Disney tem o My Disney Experience, ótimo para reservar restaurantes, agendar FastPass+, montar um itinerário e ficar por dentro de tudo que rola nos parques. O app da Universal, Universal Orlando, é muito parecido com o MDE, especialmente no que diz respeito a programação do parque. O grupo SeaWorld possui apps para seus parques: o SeaWorld Discovery e o Busch Gradens Discovery; são úteis, porém iguais ao site dos respectivos parques.
  • Fura-fila – Tanto a Disney quanto a Universal e o grupo SeaWorld oferecem os chamados fura-fila, com eles você evita as longas filas e economiza seu tempo; a diferença entre eles, entretanto, é que somente o da Disney é gratuito. O FastPass+ da Disney pode ser adquirido pelo aplicativo My Disney Experience ou no parque. Você pode escolher e comprar um pacote do Express Pass da Universal no parque, pelo site ou app. Já o SeaWorld oferece alguns pacotes de fura-fila Quick Queue (o preço varia de acordo com o parque e a época do ano), que pode ser adquirido no parque, site ou em algumas agências brasileiras.
  • Mapas  – os parques da Disney, Universal e do grupo SeaWorld oferecem mapas em português na entrada dos parques e em lojas. 
  • Times Guide – a Disney dispõe folhetos para os visitantes, na entrada do parque ou nas lojas, com os horários dos shows, das paradas e dos encontros com personagens. A Universal coloca todas essas informações no mapa, assim como o SeaWorld.
  • Alimentação – nos parques da Disney e Universal é permitida a entrada de alimentos o que é muito bom uma vez que os preços costumam ser salgados. Já no SeaWorld e Busch Gardens, não, por conta dos animais. Procure levar “lanche de casa” para os parques que permitem alimentos, pois além de respeitar as regras  você economiza uns bons dólares. Saiba mais sobre os restaurantes temáticos da Disney aqui.
  • Idioma– em Orlando, o brasileiro consegue se virar não falando o inglês, isso porque o que não falta na cidade é brasileiro e estabelecimento brasileiro – em geral, a cidade e os parques conseguem receber bem o pessoal do Brasil. Mas, que fique claro, o turista que não tem conhecimento do inglês pode passar por certos apertos que alguém com o conhecimento do idioma, provavelmente, não passaria.

Atualizado em: 18 de dezembro de 2018 às 20h00.

Anúncios

5 comentários sobre “Os principais parques de Orlando: guia básico de sobrevivência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s