Bonito, MS: como organizar a viagem

Bonito é sinônimo de ecoturismo. O que não falta na região é opção de passeio: flutuação, mergulho, trilha e por ai vai. A cidade já recebeu até prêmio de melhor destino sustentável do mundo. Mas como mesclar o que parece ser interessante com o que mais combina com você? Acho que essa é a parte mais difícil quando se organiza uma viagem para Bonito.

Bonito
Flutuação Barra do Sucuri

A primeira coisa que você tem que fazer é escolher a data da sua viagem e o tempo de permanência em Bonito. Uma boa época para visitar a região é Março/Abril, mas cuidado com os feriados. Viajei no início de Julho (inverno) e não posso reclamar. Pegamos um dia de chuva forte e nos primeiros dias da viagem fez frio, mas nada que impossibilitasse os passeios de água. Por sorte, uns dias mais tarde começou a esquentar e o céu abriu. A alta temporada é durante os meses de férias escolares ( Dezembro/ Janeiro/ meio de Julho). De acordo com as agências turísticas e o aplicativo Guia Bonito, o ideal é ficar uma semana em Bonito, porém quatro dias também já são suficientes para a realização de um passeio de cada tipo (flutuação, trilha, cachoeira, gruta, etc).

Leia o post Como viajar para Bonito para saber mais a respeito dos meios de transporte até a cidade.

Bonito
Araras no receptivo do Recanto Ecológico Rio da Prata

Depois, você pode começar a procurar uma agência de viagens para escolher os passeios que você quer fazer e agenda-los. Isso porque todas as atividades em Bonito devem ser intermediadas por uma agência, pois elas fornecem o voucher para você participar do passeio. Se você vai viajar durante a alta temporada, sugiro que faça isso o quanto antes. Se você vai durante a baixa, pode agendar os passeios com mais tranquilidade, até mesmo quando chegar lá – só não arrisque com os passeios que você faz mais questão de ir.

De acordo com o pessoal que mora em Bonito, o que mais tem por lá é agência de turismo e pousada, e é verdade. Há diversas opções de hospedagem. Sugiro que você leia os comentários no Tripadvisor e no Booking antes de fechar a sua. Na avenida principal há diversas pousadas, mas estas são mais caras. Você pode se hospedar em algum lugar que fica a algumas quadras dessa avenida – a cidade é segura mesmo de noite, todo mundo que mora por lá nos garantiu isso e nós vimos por nós mesmos.

Agência de turismo

Bem como falei lá em cima, os passeios em Bonito devem ser intermediados por uma agência. Grande parte dos atrativos fica em uma propriedade/ fazenda particular e essas organizações não vendem o passeio por conta. Assim, as agências são responsáveis por emitir um voucher que garante a você uma flutuação, mergulho ou trilha num determinado horário – é só apresentá-lo no receptivo do passeio.

Esse voucher também é uma maneira de controlar quantas pessoas estão se aventurando pelas águas e mata da região, faz parte da licença ambiental. Por serem passeios de caráter ecológico, há um número limite de gente que pode entrar em cada lugar. Dessa forma, o turismo em Bonito é controlado por órgãos responsáveis pelo meio ambiente para que ele não sofra algum tipo de agressão.

Como eu já disse, há diversas agências na cidade. O jeito é encontrar uma na internet ou escolher por indicação de blogueiros ou de alguém que você conhece e já foi.

Bonito
Cardume durante a flutuação do Rio da Prata

Eu indico a ABN (Agencia Brazil Nature). Nós a encontramos pela internet e alguns meses antes da viagem conversamos por e-mail com o pessoal de lá. Como não sabíamos nada sobre Bonito, pedimos para que enviassem todos os passeios da região. Feito isso, mandamos os que gostaríamos de fazer e o período em que ficaríamos em Bonito. Com isso, o pessoal da ABN organizou uma programação de acordo com as nossas datas e com a disponibilidade dos passeios. Depois, poucas alterações foram feitas. A programação que eles fizeram foi ótima, todos os horários se encaixaram direitinho. Pegamos os vouchers na agência logo no segundo dia de manhã.

Em relação ao valor de cada atração: o preço é tabelado, independentemente da agência. O que varia entre elas é o atendimento e qualidade do serviço. Contudo, saiba que os preços sobem durante a alta temporada. Uma dica: caso em algum dia da viagem chova muito ou ocorra algo que impossibilite a realização de determinado passeio, o voucher é cancelado. Nesse caso, você pode ir até a sua agência para tentar fazer um outro passeio no lugar. Mas tome cuidado: só faça passeios que você realmente quer e atente às condições climáticas, pois pode ocorrer da agência garantir que dá para fazer o passeio, mas na verdade não dá. As agências adoram empurrar passeio, o importante para elas é que você faça alguma coisa para pagar depois.

Também fechamos com a ABN um transporte privativo, ou seja, um carro com motorista para os passeios. De manhã, combinávamos o horário de saída da pousada e ele deixava a gente no atrativo. O serviço prestado foi bom durante toda a viagem. Você pode alugar um carro direto com a sua agência para circular em Bonito – os atrativos não oferecem serviço de transfer, para ir até eles você precisa de carro próprio ou transporte oferecido pelas agências de turismo.

Veja a tabela de preços dos passeios em Bonito aqui.

Bonito
Boca da Onça

Como escolher os passeios?

Você gosta de água? Prefere trilha? Acha que seria tranquilo flutuar num rio? Ou quer só contemplar? Pense nessas perguntas quando for escolher os passeios.

De qualquer forma, tenha em mente que são todos voltados para a Natureza, então a chance de você pisar no barro e andar ao lado de animais selvagens é bem grande.

Posso garantir que, em praticamente todos, você verá coisas lindas e vai se surpreender – tenha mente aberta para aprender e observar coisas diferentes que não existem nas cidades grandes. Saiba também que nos atrativos é oferecido o material necessário para a realização do passeio, como roupa de neoprene, colete salva-vidas e capacete. Além disso, todos são acompanhados de guias, que passam informações sobre a atração e o local aonde ela se encontra ao longo do percurso – na grande maioria dos nossos passeios tivemos guias ótimos, muito atenciosos e confiantes.

É importante levar na mala repelente e protetor solar (principalmente no verão) – o uso desses produtos não é permitido durante flutuações ou mergulho, visto que são grandes causadores de danos ao meio ambiente, mas vale levar para passar depois ou em passeios de trilha.

Roteiro de 7 dias

  • Dia 1:

Chegada no Aeroporto Regional de Bonito

Gruta São Matheus e Museu

  • Dia 2:

Flutuação no Rio da Prata

Mergulho na Lagoa Misteriosa

Buraco das Araras

  • Dia 3:

Ceita Core -> Estância Mimosa

  • Dia 4:

Flutuação na Barra do Sucuri

Praia da Figueira

  • Dia 5:

Gruta do Lago Azul

Ilha Bonita

  • Dia 6:

Boca da Onça

  • Dia 7:

Nascente Azul

  • Dia 8:

Aeroporto Regional de Bonito -> São Paulo

Balneários

A Praia da Figueira e a Ilha Bonita são balneários. Não vale a pena ir nos dois. Eu acho interessante incluir a visita à um balneário durante sua estada em Bonito, mas no Balneário Municipal, que é mais barato e provavelmente não difere muito desses dois. A Praia da Figueira é menos cara em relação à Ilha Bonita e, em geral, ambas oferecem as mesmas atividades.

Bonito

Outros passeios:

Infelizmente em uma semana não dá para fazer todos os passeios oferecidos em Bonito. Mas veja a seguir alguns que eu acredito que vale a pena e gostaria de ter feito:

  • Fazenda Rio do Peixe
  • Abismo Anhumas
  • Projeto Jiboia
  • Flutuação no Aquário Natural
  • Grutas de São Miguel

Não deixe de visitar o site Portal Bonito quando for programar a sua viagem. Baixe também o aplicativo Guia Bonito, que contém algumas dicas úteis – disponível para Android e iOS.

Atualizado em: 6 de agosto de 2018 às 16h57.

Anúncios

3 comentários sobre “Bonito, MS: como organizar a viagem

  1. Ótimas dicas! Apesar de fazer frio em Junho, é quando acontece o Festival de Inverno de Bonito que vale muito a pena ir! Faz frio a noite mas durante o dia o calor segue! Realmente há muitas agências na cidade, na rua principal tem uma em cada esquina, mas eu recomendo a Acqua Studio de Viagens (http://www.acquaviagens.com.br/) vale a pena 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s