A surpresa no Vale del Colca

Chivay é uma cidadezinha peruana no coração do Cânion del Colca, o mais profundo da Terra. O cânion é um dos locais mais visitados no Peru e lá é possível observar o voo do Condor (condor-dos-andes), a maior ave de rapina do mundo, as asas abertas atingem até 3 metros de envergadura. Bem, a parada na pequena pousada em Chivay foi crucial para descansar e, assim, seguir para observar o imponente Condor na manhã seguinte.

Já passava das oito horas quando me arrumei para ir jantar. Coloquei a calça jeans (foi um grande erro ter levado só ela), a blusa de manga comprida e o meu inseparável casaco corta-vento azul. Tirei o celular do carregador e chequei se tudo estava certo no quarto. Peguei o cachecol, a luva e o gorro. Apaguei as luzes e abri a porta. Fora do chalé,  um vento gelado e cortante. Foi quando olhei para cima.

Então, o susto.  Coloquei meus olhos naquele fundo extremamente preto, embalado pela Lua cheia e todo respingado de pontinhos brancos e brilhantes.

hotel-no-vale-del-colca

Pela primeira vez na minha vida, vi um céu extremamente limpo. Sem nuvens ou poluição. Eu nunca havia contemplado uma quantidade tão, mas tão grande de estrelas. Foi mágico. O meu céu, em São Paulo, é bonito. A Lua se sobressai vez ou outra. E, em algumas noites, é possível observar algumas poucas estrelas.

Fiquei parada, por uns bons minutos, apenas contemplando a beleza que é a natureza. Depois, corri para o quarto – como se o céu fosse fugir a qualquer instante (de certa forma, ele iria). Tente registrar uma imagem daquela noite. Mas, foi em vão. Faltou-me paciência e um tripé para poder fazer a foto. Por fim, fiquei conformada por não fazer a foto. Afinal, quantos momentos perdemos por uma boa foto?

Segui para o jantar e, na volta, aproveitei mais um pouco daquele céu cintilante. Até que o sono bateu e chegou a hora de voltar para estrada: rumo ao voo do Condor – outra beleza sem igual.

Capa:

Christian Nielsen

Deixe um comentário

