10 motivos para você conhecer Paraty

Poucos sabem, mas Paraty vai muito além de uma cidadezinha bonita localizada no extremo litoral sul do estado do Rio de Janeiro. A cidade teve grande importância ao longo da história brasileira, visto que exerceu um papel fundamental durante o ciclo do ouro e, posteriormente, no ciclo do café.

No século XVI, colonos da capitania de São Vicente passaram a ocupar o território que hoje contempla a cidade por conta do fácil acesso para o interior do país. Assim, em 1660, os primeiro trechos da Estrada Real (Caminho do Ouro) foram construídos, ligando Paraty a Ouro Preto (Vila Rica, à época). Com isso, um porto foi instalado em Paraty, configurando a cidade como um importante ponto de saída do ouro para Portugal. Já no século XIX, Paraty teve importância na exportação do café, produzido no Vale do Paraíba, para a Europa.

Mas, somente na década de 1950 que Paraty começou a consagrar-se como ponto turístico. Em 1958, Paraty foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, ainda durante esta década, a estrada Paraty-Cunha, que ligava a cidade fluminense a cidade de São Paulo, foi reaberta, facilitando o acesso à região. Hoje, Paraty recebe feiras, festivais e encanta seus visitantes com sua beleza natural. Veja a seguir 10 razões para não deixar a cidade passar batido pela sua bucketlist.

1. O melhor dos dois mundos!

Paraty é uma cidade perfeita para quem curte centros históricos, museus e cultura, mas que não dispensa uma boa praia para relaxar.

2. Arquitetura colonial portuguesa

O centro histórico da cidade, que remonta aos séculos XVIII e XIX, possui uma arquitetura linda, colorida e que rende altas fotos.

Vale pontuar que a maçonaria deixou algumas marcas pela cidade. É possível observar, nas laterais de algumas construções, símbolos maçônicos, estes são geométricos e em relevo. Além disso, o calçamento “pé-de-moleque” dá um charme único a Paraty, mesmo que torne a caminhada pelo centro complicada em um primeiro momento.

019

3. Carros não circulam pelo centro histórico!

Fechado por correntes, o centro histórico preserva o charme colonial e proporciona um passeio agradável e que deixa o gostinho de estar visitando o passado.

4. Contrastes

Paraty é uma cidade durante o dia e outra pela noite.

Ao longo do dia, a cidade é mais calma e têm cores vibrantes. Você pode caminhar tranquilamente pelas ruelas enquanto tira fotos e aprecia as construções locais. Já à noite, Paraty fica movimentada e badalada, principalmente por conta dos muitos bares e restaurantes – mas não por isso fica menos encantadora!

Captura de Tela 2018-03-21 às 11.12.53

5. Espelhos d’água

Paraty é muito charmosa, especialmente pelas manhãs! Isso porque a maré sobe durante a noite e inunda as ruas do centro velho. Assim, quando ela baixa, de manhãzinha, as ruas ficam com grandes espelhos d´água, que refletem as construções.

Captura de Tela 2018-03-21 às 11.14.09

6. Praias

A cidade com certeza não é escassa de praias! Há algumas mais próximas do centro e outras mais afastadas.

A praia do Pontal é a mais próxima do centro histórico. Apesar de pequena e movimentada, sua paisagem não deixa nada a desejar.

A paria do Jabaquara é uma das que mais gosto. Ela não fica tão longe do centro histórico – é possível ir a pé e a caminhada não dura 30 minutos. Tranquilo e pouco movimentado, apesar dos vários quiosques, o Jabaquara é um bom lugar para relaxar e praticar canoagem. Por conta da proximidade com o manguezal, há a chamada lama medicinal nessa região – segundo pesquisadores, a argila encontrada nos mangues é uma boa aliada para a saúde da pele, pois é rica em nutrientes.

Trindade é um dos destinos mais famosos em Paraty. A região está dentro da área de Proteção Ambiental do Cairuçu e fica a menos de uma hora do centro histórico. A vila possui praias, trilhas e cachoeiras, além de muitos lugares para camping.

442
Praia do Jabaquara vista do mar.

7. Passeios de barco 

Fazer passeios de escuna/ barco durante a estada em Paraty com certeza vale a pena! Existem diversas agências de turismo na cidade que oferecem esses passeios. No cais de Paraty há vários marinheiros com embarcações menores que também oferecem tours pelas praias e ilhas da região. Geralmente, esses programas duram cinco ou seis horas e englobam paradas na Ilha do Mantimento, Ilha Comprida, Praia da Lula, Praia Vermelha e Praia de Santa Rita.

Se você der sorte, durante esse tipo de passeio, pode ver golfinhos em seu habitat natural!

196-cc3b3pia1

8. Saco do Mamanguá 

Também conhecido como Fiorde Brasileiro, o Saco do Mamanguá é uma entrada de mar, sendo um importante reduto de vida marinha. Ao longo dos seus 8 km de extensão, há 33 praias e 8 comunidades caiçaras.

O fundo do Mamanguá guarda ainda um manguezal muito bem preservado. Por conta da biodiversidade da região, não é permitida a entrada de barcos motorizados, assim o acesso é por trilha ou embarcações menores.

9. FLIP

A Festa Literária Internacional de Paraty é uma manifestação cultural que rola na cidade desde 2003. A festa proporciona diálogos entre importantes autores e, a cada edição, homenageia um nome da literatura brasileira, preservando, assim, a língua portuguesa e a literatura nacional.

A FLIP dialoga diretamente com a cidade, proporcionando explosões de diversidade, tanto na literatura quanto nas artes visuais. Em 2017, a festa recebeu mais de 25 mil pessoas ao longo de seus cinco dias, sendo esta sua edição de maior sucesso.

10. Patrimônio

Hoje, Paraty é Patrimônio Histórico Nacional, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). E a UNESCO considera o centro histórico como “o conjunto arquitetônico mais harmonioso”. De acordo com o Ministério da Cultura, em março de 2018, a UNESCO aceitou Paraty como candidata a Patrimônio Mundial.

037

Serviço

Visite Paraty

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s