10 filmes para inspirar sua visita à Universal Studios em Orlando

Ação, aventura, drama, suspense, terror e fantasia são algumas das palavras que podem ser facilmente associadas aos parques da Universal. Além de atrações de tirar o fôlego, o complexo oferece cenários que fazem jus ao sucesso dos filmes que passaram pelos estúdios.

Mas antes de embarcar rumo à diversão, que tal aquecer com alguns clássicos da Universal Studios que emocionam e causam entusiasmo?

Veja também as animações da Disney e da Pixar que podem inspirar a sua viagem.

  • Ao longo dos anos, foram filmados centenas de longas nos estúdios Universal e, por isso, foi necessário um recorte para a criação deste post. Optei pelos clássicos do cinema mundial com atrações nos parques. Assim, foram selecionados 10 filmes, produzidos entre 1982 e 2017, listados em ordem cronológica, sendo que alguns tiverem suas sequências desconsideradas + bônus.
  • As atrações sugeridas ao longo desde post podem ser encontradas nos parques da Universal Orlando (Universal Studios e Islands of Adventure).

E.T – O Extraterrestre (1982)

et

E.T foi, sem dúvida, um sucesso que emocionou muita gente. Dirigido por Steven Spielberg, estreiou em 11 de junho de 1982 nos cinemas estadunidenses e se manteve em primeiro lugar nas bilheterias durante um mês. A história sobre a amizade entre um garotinho e um extraterrestre estourou, e parte do sucesso se deve ao fato do filme ter sido gravado em ordem cronológica para que os atores expressassem reações mais reais.

O longa faturou quatro prêmios Oscar (melhor trilha sonora, melhor som, melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros) e dois Globos de Ouro (melhor filme/ drama e melhor trilha sonora).

Felizmente, a atração E.T Adventure, na Universal Studios possibilita um maravilhoso passeio de bike pelos principais cenários mostrados no filme.

Trilogia De Volta Para o Futuro (1985|1989|1990)

back to the future

Fenômeno mundial e com uma bilheteria acima dos 360 milhões de dólares, De Volta Para o Futuro – Parte I chegou ao Brasil apenas no Natal de 1985. Mas, é fato que as aventuras de Marty McFly e Doc Brown na máquina do tempo marcam pessoas até os dias de hoje – aliás, no projeto original a máquina do tempo era uma geladeira (!!!) ao invés do DeLorean atingindo 88 mph enquanto o capacitor de fluxo libera 1,21 gigawatts por fusão nuclear.

Na Universal Studios, pertinho da atração dedicada ao filme E.T, você pode ver uma réplica do DeLorean e da locomotiva de Doc Brown.

Trilogia Jurassic Park (1993|1997|2001)

jurassic park

Dirigido por Steven Spielberg, o primeiro filme chegou aos cinemas estadunidenses em 11 de junho de 1993 e contou ainda com o talento de George Lucas na pós-produção. A história foi inspirada no manuscrito de um livro, lançado por Michael Crichton em 1990, e rendeu duas sequências (O Mundo Perdido e Jurassic Park III). Jurassic Park foi o primeiro filme a utilizar o sistema DTS (Digital Theater Systems) – a profundidade sonora possibilitou uma atmosfera mais realista à película e também contribuiu para a conquista de três estatuetas do Oscar (melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som).

O sucesso da trilogia Jurassic Park foi tanto que rendeu uma nova sequência de filmes: Jurassic World – o primeiro longa foi lançado em 2015 (O Mundo dos Dinossauros), o segundo em 2018 (O Reino Ameaçado) e o último está previsto para estrear em 2021.

Uma das atrações mais legais do Islands of Adventure é Jurassic Park River Adventure, um passeio de barco pelo parque idealizado por John Hammond, mas agora tomado por dinossauros. Nessa parte do Islands há ainda o Camp Jurassic Pteranodon Flyers – atrações voltadas especialmente para crianças. Já no Jurassic Park Discovery Center você pode descansar, comer e aprender um pouco mais sobre os dinossauros.

MIB – Homens de preto (1997)

mib

MIB é um clássico de comédia sci-fi que chegou aos cinemas em 11 de julho de 1997. E o mais legal de tudo é que, de acordo com o site BadAstronomy (famoso por expor erros astronômicos nos filmes), MIB não deixa a desejar no quesito precisão dos fatos sobre astronomia. Além disso, a trilha sonora do filme vendeu mais de  3 milhões de CDs no muando e rendeu a Will Smith um Grammy pela música tema (Men in Black). Vale lembrar também que, de acordo com os créditos finais, os animais e aliens usados no filme não sofreram maus-tratos.

Men in Black – Alien Attack é outra atração super divertida da Universal Studios, além de ser muito fiel à produção cinematográfica. O mais legal é que antes de ajudar a combater uma invasão alienígena com zappers, o visitante tem de passar pela agência MIB.

A Múmia (1999)

mummy

A Múmia foi o sexto filme mais rentável de 1999 – perdendo apenas para Star Wars: A Ameaça Fantasma, O Sexto Sentido, Toy Story 2, Matrix e Tarzan. E de acordo com o diretor Stephen Sommers, para criar o remake do filme homônimo de 1932, ele se inspirou em Indiana Jones (1981), Jasão os Argonautas (1963), As Aventuras de Robin Hood (1938) e Casablanca (1942). O filme, uma mistura terror e aventura, foi filmado em Marrakesh, Marrocos, e chegou até a homenagear os clássicos de terror da Universal, como Frankenstein (1931), com a cena dos cidadãos do Cairo transformados em zumbis.

Se estiver passeando pela Universal Studios não deixe de ir na Revenge of the Mummy, uma montanha-russa irada que começa em meio à tumbas do antigo Egito. A atração levou dez anos para ser projetada e coloca os visitantes diante de situações de medo, como fogo, alta velocidade e escuridão.

O Grinch (2000)

grinch

Uma criatura verde que odeia o Natal. Essa é premissa de O Grinch, um filme baseado na obra de 1957 How the Grinch Stole Christmas (Como o Grinch Roubou o Natal, em português) de Dr. Seuss – o livro faz uma crítica a comercialização do Natal. O longa, ambientado em Quemlândia, encanta e desperta emoções em quem assiste a evolução da amizade entre Grinch e a garotinha Cindy Lou.

Todo o trabalho de maquiagem para transformar Jim Carrey no Grinch valeu a pena, pois o filme faturou uma estatueta do Oscar na categoria de melhor maquiagem – desde O Mágico de Oz (1939) nenhum outro filme havia usado tanta maquiagem.

No Islands of Adventure há uma área todinha dedicada à obra de Dr. Seuss, é a Seuss Landing. Apesar de ser uma parte do parque voltada para o público infantil, vale super a pena bater perna por lá – lojas alegres, ambientes lúdicos e cheiro de algodão doce são garantidos. The High in the Sky Seuss Trolley Train Ride! é o trem no alto da Seuss Landing que garante lindas vistas panorâmicas do parque. Já The Cat in the Hat é um passeio bonitinho pelo universo da história homônima (conhecida no Brasil como O Gato).

Shrek (2001)

shrek

Shrek com certeza está no hall das animações clássicas – Shrek tem até sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood (LA). A história do ogro que embarca em uma aventura com um burro e uma princesa contém 23 personagens de outras narrativas, como Pinóquio, Príncipe Encantado, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Três Porquinhos e Gato de Botas. O filme ainda brinca com a música It’s a Small World, tema da atração homônima nos parques da Disney, ao substituir a letra original por uma paródia cantada por bonecos na entrada do reino de Duloc (Welcome to Duloc).

Shrek literalmente inaugurou a premiação de melhor filme de animação do Oscar, pois foi o primeiro longa animado a vencer uma estatueta na posição.

Logo na entrada da Universal Studios está o Shrek 4-D, uma atração 4D que possibilita com que o visitante experimente sensações dentro do mundo de Shrek em uma história ambientada entre o primeiro e o segundo filme da franquia.

Saga Harry Potter (2001 – 2011)

harry potter

A saga do bruxo mais famoso do mundo nasceu durante uma viagem de trem da autora J.K. Rowling e não poderia ficar de fora da lista. Não é por menos que os oito filmes da franquia estão entre as maiores bilheterias de todos os tempos. Para aprimorar a grandiosidade dos filmes, ao longo dos anos foram construídos 588 cenários e mais de 600 uniformes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para as gravações.

Filmes: A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe, As Relíquias da Morte I e As Relíquias da Morte II.

Curiosamente, apesar de todos os longas da franquia terem sido indicados a alguma categoria do Oscar (14 indicações no total), apenas Animais Fantásticos e onde habitam faturou uma estatueta, a de melhor figurino.

É fato irrefutável que as atrações mais cobiçadas dos parques da Universal pertencem à franquia Harry Potter. Na Universal Studios está o Beco Diagonal (Diagon Alley), onde é possível se aventurar pelo banco de Gringotts em Harry Potter and the Escape from Gringotts (ou a atração com o dragão que solta fogo). Além de tirar fotos no Knight Bus é possível embarcar no Hogwarts Express diretamente da King’s Cross Station e com destino à Hogsmeade, localizada no Islands of Adventure. Por lá está uma das atrações mais incríveis do complexo da Universal: Harry Potter and the Forbidden Journey – uma aventura emocionante que já começa na fila, onde o visitante pode se deslumbrar com o interior do castelo de Hogwarts!

Para embarcar no Expresso de Hogwarts e transitar entre o Beco Diagonal e Hogsmeade é necessário ter ingresso válido para entrar nos dois parques no mesmo dia.

Transformers (2007)

transformers

Baseado numa linha de brinquedos da Hasbro, o longa dirigido por Michael Bay possibilitou que soldados e aeronaves militares reais fossem parar nas telas de cinema através de uma parceria entre Hollywood e o exército dos EUA.  A versão cinematográfica do universo partilhado por seres humanos e autoboots tem o dedo de Steven Spielberg, que assina como produtor.

TRANSFORMERS: The Ride-3D, na Universal Studios, é a atração dedicada à franquia. Recheado de ação, a proposta do brinquedo é fazer com que o visitante se aventure em meio à uma disputa entre autobots e decepticons.

Kong: a ilha da caveira (2017)

kong.gif

Filmado na Austrália e no Vietnã, o longa conta com um elenco de peso, composto por atores como Brie Larson, Samuel L. Jackson, John C. Reilly e Tom Hiddleston. Além disso, os 100 metros de altura do monstro de A Ilha da Caveira faz com que ele seja o maior King Kong a aparecer nas telas de cinema – seu visual é uma mescla entre o King Kong de 1933 e o personagem da Toho de 1962. A ideia é que Kong encontre Godzilla em 2020, em Godzilla vs. Kong.

Em julho de 2016, Skull Island: Reign of Kong inaugurou no Islands of Adventure. A atração é eletrizante e transporta o visitante para um mundo bastante realista. Assim como a maioria das atrações presentes nos parques de Orlando, a diversão começa logo na fila de Skull Island.

Bônus:

Meu malvado favorito (2010)

agnes-16

O sucesso foi tanto que emplacou duas continuações e um spin-off exclusivo dos minions.  Gru, as irmãs Agnes, Margô e Edith e os minions conquistaram muita gente – o longa faturou mais de 250 milhões de dólares (seu orçamento foi de 69 milhões) – e garantiram lugar entre as cinco animações com maior bilheteria de todos os tempos. A história do vilão que torna-se pai tem 95 minutos de pura fofura e diversão.

Despicable Me Minion Mayhem, logo na entrada da Universal Studios, propõe que os visitantes façam parte da legião de minions de Gru. Assim, em uma sala 4D, você experimenta a sensação de ser transformado em uma criaturinha amarela.

Capa:

Juan Pablo Melo

Anúncios

3 comentários sobre “10 filmes para inspirar sua visita à Universal Studios em Orlando

  1. Definitivamente E.T. é um dos melhores em Universal Studios. Eu adoro o trabalho de Steven Spielberg mas eu recomendo mais o seu trabalho no género de drama. Um dos melhores filmes é The Post. Para mim é um dos melhores do gênero. Mais que filme de drama, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. O filme de Steven Spielberg 2018 superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver com os filmes de Steven Spielberg. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s