4 passeios para curtir Londrina

Ruas com nomes de capitais, vibe de cidade grande, mas rotina de cidade pequena, ambiente urbano mesclado com natureza…assim é Londrina. A cidade nasceu em 1929 por conta de um projeto inglês (daí o nome, derivado de Londres) e hoje é a segunda maior cidade do Paraná com seus mais de 560 mil habitantes.

Apesar de todo o envolvimento de Londrina com a história do café, a cidade não é mega turística. Ainda assim, a região possui alguns atrativos que valem a visita de quem está de passagem por lá.

1 – Lago Igapó

O cartão-postal da cidade é o lago Igapó, cujo nome em tupi significa “transvasamento de rios”. Inaugurado em 1959, durante o jubileu de prata da cidade, é um grande espaço de lazer para londrinenses e turistas, especialmente depois da revitalização que ocorreu em 1996.

IMG_5508

Divido em Lago I, Lago II e Lago III (também conhecido como Zerão), o Igapó oferece pista de caminhada e de bike, bancos para apreciar a paisagem e descansar, aparelhos para se exercitar e também possibilita a pratica de atividades aquáticas, como caiaque. Caso passeie pelo Igapó, se prepare para ver cardumes de tilápia e diversas espécies de aves que circulam pela região

Vale lembrar que na Avenida Bento Munhoz da Rocha, especialmente na altura do Lago II, há diversos estabelecimentos que oferecem refeições, lanches naturais, sucos e até mesmo água de coco. Alguns lugares ainda alugam bicicletas para adultos e crianças.

2- Jardim Botânico

IMG_5391

O Jardim Botânico de Londrina é uma área de conservação que abrange mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, além de nascentes e rios. O espaço, inaugurado em 2006, ainda conta com pista para caminhada, trilha ecológica e um arboreto com mais de 100 espécies de árvores brasileiras.

Apesar de proporcionar um passeio agradável e relaxante em meio a natureza, o Jardim Botânico abriga diversas obras inacabadas (como a construção da foto acima) e, por isso, a impressão é de que o lugar é meio largado.

Serviço

Avenida dos Expedicionários, 200

De terça-feira a domingo das 9h às 19h

Entrada gratuita

Site

3 – Museu de Arte 

IMG_5460
O Museu de Arte de Londrina

O prédio onde está o Museu de Arte foi construído em 1952 como terminal rodoviário. Somente em 1993 virou museu e a inauguração teve como principal obra A Primavera, de Rodin; na ocasião, artistas como Del Pichia e Brecheret também tiveram suas peças expostas.

Apesar do museu oferecer somente pequenas exposições, com certeza vale a pena pela arquitetura modernista. Aliás, o prédio, projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, consagrou Londrina como a primeira cidade do Paraná a ter uma construção moderna.

Vale apontar que algumas características da arquitetura modernista são o uso de rampas, formas arredondadas, paredes envidraçadas e uso de concreto armado.

Serviço

Rua Sergipe, 640, esquina com a Avenida Rio de Janeiro, Centro

De segunda a sexta-feira das 13h às 18h

Entrada gratuita

4 – Museu de História de Londrina

Para aqueles que costumam se interessar pela historia dos lugares que visitam, o Museu de História de Londrina é parada obrigatória. Desde de 1986, o também conhecido como Museu Histórico Padre Carlos Weiss, ocupa a antiga estação ferroviária da cidade, cuja arquitetura reflete a colonização inglesa.

O Museu de História de Londrina é um órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está academicamente vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas.

IMG_5409

Para contar a história da cidade paranaense, o museu conta com um acervo de aproximadamente 50 mil peças audiovisuais – dentre os materiais, estão registros de George Craig Smith, integrante da Primeira Caravana Companhia de Terras do Norte do Paraná.

Serviço

Rua Benjamim Constant, 900 – Centro (Próximo ao Terminal Urbano de Londrina)

De 2ª a 6ª feira: das 9h00 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

Sábados e domingos: das 9h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00

Entrada gratuita

Site

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s