Visto de turista para os EUA: visto para idosos e crianças

Como já foi mostrado em outros posts, o processo para obter o visto de turista para os EUA é um pouco chatinho e trabalhoso. Mas, para crianças e idosos, o caminho pode ser diferente (e relativamente mais simples).

De acordo com um decreto de Trump, publicado pelo Escritório do Secretário de Imprensa da Casa Branca em 27 de janeiro de 2017, o Departamento de Estado dos EUA passou a não exigir entrevista de visto para pessoas com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos.

Durante o governo Obama, crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos e idosos maiores de 66 não precisavam comparecer ao Consulado para entrevista.

Isenção de entrevista

De acordo com os Consulados e Embaixada dos EUA no Brasil, brasileiros e argentinos residentes no Brasil não precisam agendar entrevista no Consulado se:

  • possuem idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos e estão solicitando visto B1/B2 (negócios/ turismo) pela primeira vez; ou
  • possuem idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos, estão renovando visto e nunca tiveram um pedido de visto recusado; ou
  • estão renovando vistos da mesma categoria, expirados em até 12 meses, e nunca tiveram um pedido de visto recusado.

Ainda segundo os Consulados e Embaixada dos EUA no Brasil:

“Solicitantes com idade inferior a 14 anos e acima dos 79 anos, que não se qualificam para isenção de entrevista, devem ter suas digitais capturadas e sua entrevista agendada no consulado ou embaixada.

Solicitantes com passaportes roubados ou perdidos não se qualificam para isenção de entrevista, a menos que eles tenham recebido um outro visto desde que o passaporte foi perdido.”

Processo de solicitação de visto B1/B2 para os isentos de entrevista 

O que levar ao CASV?

Os documentos do solicitante devem ser levados ao CASV no dia marcado por um dos pais, responsável, parente ou despachante.

– passaporte atual válido do solicitante (o passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos);

– passaportes anteriores, especialmente aqueles que contenham vistos para os Estados Unidos, mesmo que vencidos

– página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160

– página de confirmação/ instruções do agendamento da entrevista

– foto 5X5cm ou 5X7cm com fundo branco, que tenha sido tirada nos últimos seis meses. Preferivelmente, ambas orelhas devem estar visíveis, sem óculos ou acessórios na cabeça (saiba mais sobre as exigências da foto aqui)

– comprovante de pagamento da taxa MRV

Documentos adicionais

No caso de crianças, é valido levar uma carta de autorização dos pais/ responsáveis.

Vale lembrar que ser isento de comparecer ao Consulado dos EUA para entrevista não significa que seu visto está aprovado; além disso, o Consulado pode vir a solicitar a presença da pessoa mesmo que ela se encaixe na isenção. Além disso, adolescentes e idosos que não cumprem os requisitos da isenção de entrevista devem seguir o passo a passo usual para a obtenção do visto.

Saiba mais sobre a isenção de entrevista aqui.

Capa:

Samuel Branch

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s